Principais tendências tecnológicas em segurança eletrônica

Por Dr. Marco Aurelio

A tecnologia vem tomando conta de todas as áreas da sociedade. Nos últimos anos ela vem avançando muito na área da segurança e é sobre isso que falarei nesse artigo. Sabemos que o investimento em segurança eletrônica vem crescendo muito para combater a falta de segurança pública, por isso separamos aqui algumas das principais tendências sobre a segurança eletrônica que estão “bombando”.

Tecnologia IP

O IP simplifica a forma como os sistemas de monitoramento realizam as suas atividades. Uma câmera com tecnologia IP chega a substituir até quatro câmeras com tecnologia analógica em um único ambiente, superando assim, as câmeras analógicas em tecnologia e qualidade de imagem.

A estrutura da rede que a tecnologia IP utiliza é completamente digitalizada. Desse modo, além de eliminar gasto com instalação e manutenção (comuns em sistemas analógicos), torna o processo mais rápido, moderno e seguro. Os sistemas pautados em tecnologia IP podem integrar sensores de movimentos às câmeras digitais, gravando assim, se programado, as imagens do campo de visão que desejar, o que poupa espaço no HD de armazenamento de dados e otimiza o tempo de vida útil dos equipamentos. O sistema IP também é capaz de enviar notificações por e-mail para a central ou para o operador, bem como mensagens via celular no caso de ocorrências.

Sistema Inteligente de Reconhecimento de Placas

O sistema de reconhecimento de placas foi desenvolvido para diminuir o índice de erro humano na localização de veículos através das câmeras de segurança CFTV. Esse sistema é bastante utilizado pelos órgãos de fiscalizações (DETRAN) e de segurança pública (Policia Militar dos Estados), e também vem sendo muito procurado por condomínios e empresas com grande fluxo de veículos.

O sistema identifica a placa do veículo e registra no sistema através de uma foto o veículo identificado. A tecnologia é capaz de reconhecer placas de carros cadastradas no próprio banco de dados da polícia. Caso a placa esteja vinculada a alguma atividade criminosa, o sistema emite imediatamente um alerta automático para evitar invasões, sequestros ou crimes em andamento. Sem sombra de dúvida é uma das grandes inovações em segurança eletrônica.

Portaria Virtual

A portaria virtual tem virado febre nos prédios e condomínios do Brasil. O seu funcionamento é muito simples, trata-se de um interfone com uma câmera que te coloca em contato diretamente com o proprietário do apartamento ou com uma central de monitoramento.

A portaria virtual é um grande avanço na área da segurança eletrônica, está em grande ascensão e promete trazer muita economia para o setor de portaria. Além de aumentar a eficiência do trabalho de monitoramento de empresas, casas, hotéis e condomínios, a portaria virtual substitui a contratação do porteiro físico, reduzindo os custos da operação.

Fechadura Digital

As fechaduras digitais já fazem parte do mundo globalizado, e sendo assim, se depender dos avanços em tecnologia para segurança, nos próximos anos as chaves se tornarão anacrônicas.

O equipamento dispensa o uso de chaves e pode ser instalado nas portas de qualquer ambiente. O fechamento e abertura ocorre através de um chaveiro de proximidade (RFID), por senha numérica ou impressão digital, tudo isso, dependendo do modelo escolhido. Através das senhas ou impressão digital é possível restringir o acesso das pessoas, tornando o local mais seguro.

O mais interessante da fechadura digital é que algumas delas permite ser destrancada remotamente, seja por celular ou via computador, o que facilita e muito o dia a dia de quem tem dificuldade de mobilidade, além de tornar a entrada e saída mais segura, visando coibir o acesso de infratores da Lei e ocorrência de arrombamento.

Cerca Virtual

Essa foi sem dúvida uma das melhores invenções tecnológicas tratando-se de segurança eletrônica, isso, para quem tem filhos e deseja monitorá-los no dia a dia.

A cerca virtual funciona através de um aplicativo com sistema GPS. É um produto no qual você faz a delimitação de uma área de forma fácil e simples. Basicamente, a cerca virtual envia um sinal de alerta com a localização de um usuário a outros aparelhos, informando o afastamento da pessoa da área delimitada.

Exemplificando, você pode instalar o app no smartphone dos seus filhos, isso, para acompanhá-los diariamente. Caso eles se afastem de uma área predeterminada no sistema, você será notificado em seu próprio dispositivo móvel. Além do alerta de afastamento da área delimitada, o aplicativo também mostra em tempo real a localização exata do usuário.

Dr. Marco Aurelio do Nascimento é advogado licenciado pela OAB/SP, é formado pela Faculdade de São Paulo e pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho. Além de ser CEO de duas empresas, uma de segurança e serviços terceirizados, o Grupo Nasci, e outra de um escritório de advocacia, também possui diversos outros cursos de especialização na área jurídica e de segurança.

Notícias Relacionadas

Destaque

Cidades inteligentes: evento no DF mostra uso da tecnologia na segurança pública

Reconhecimento facial nas ruas, mapa online da violência urbana e inteligência artificial para reinserção de presos no mercado de trabalho….

Destaque

Traficantes monitoram polícia através de câmeras

Traficantes do Complexo da Serrinha, em Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, instalaram um sistema de câmeras de…

Destaque

Metrô usará drone para monitorar trilhos em Salvador

A concessionária CCR Metrô Bahia começou utilizar, desde o ano passado, um drone que sobrevoa os 33 km de malha…