Polícia Federal certifica aplicativo BiPTT para comunicação no setor de segurança privada

A comunicação entre equipes de Segurança Privada no Brasil, por lei, deve ser realizada por comunicação PTT (Push to Talk). Com o fim da operação de rádio da Nextel, as empresas passaram a enfrentar dificuldades na disponibilidade desse tipo de serviço, tendo de realizar altos investimentos em redes internas de rádios para não se colocarem em situação de descumprimento de obrigação regulatória. Neste cenário, com a recente certificação da Polícia Federal atestando que cumpre todas as normas legais aplicáveis, o BiPTT, aplicativo que transforma o celular em rádio PTT, se consolida como alternativa para substituição ao sistema de radiocomunicação adotado por essas empresas.

O processo envolveu consulta formal ao Ministério da Justiça e, mais especificamente, à Divisão de Estudos, Legislação e Pareceres da Polícia Federal, quando foi solicitada uma avaliação quanto à viabilidade de utilização do app em operações de Segurança Privada no território brasileiro, com o atendimento às legislações vigentes. O aplicativo surge então como a principal alternativa para o atendimento às obrigações regulatórias da Polícia Federal.

Com base na legislação sobre Segurança Privada, a comunicação entre as equipes de trabalho, por muitos anos, era realizada por meio dos serviços de radiocomunicação oferecidos por operadoras de telecomunicações, como a Nextel, ou por rede de radiocomunicação dedicada para uso interno de equipe. Com o aumento do foco das operadoras de telecomunicações na expansão das redes de celular, os sistemas de radiocomunicação foram se tornando inviáveis para a maioria das empresas pelo seu alto custo de aquisição e de manutenção.

Com isso, a plataforma aparece no cenário de telecomunicação como opção viável e prática. O BiPTT é um aplicativo leve, com baixo consumo de bateria e de dados. Sua interface é voltada para a simplicidade do uso e apresenta alta performance de aplicação em sua função principal, que é a transmissão de voz instantânea e de alta qualidade. Além disso, oferece uma comunicação eficiente, gestão centralizada, geolocalização e gravação das chamadas.

Notícias Relacionadas

Destaque

Axis Communications lança a Axis Cloud Connect

Axis Communications, líder em vídeo de rede, apresenta a Axis Cloud Connect, uma plataforma de nuvem híbrida aberta projetada para…

Destaque

Quando cai a energia: é melhor utilizar geradores ou nobreaks?

Os apagões que vêm ocorrendo no Brasil, especialmente em São Paulo durante todo o ano acenderam o alerta para a…

Destaque

Com gasto anual de R$ 171 bilhões contra a violência, empresas mantêm aquecido o mercado de proteção patrimonial no Brasil

Valor investido no setor privado representa 1,7% do PIB nacional de 2022, segundo o Ipea; Came do Brasil eleva em…