O que as pequenas e médias empresas querem saber quando se trata de nuvem?

Atualmente, qualquer organização, desde uma loja de roupas até um restaurante familiar, pode se beneficiar com a migração de suas operações para a nuvem. No entanto, proprietários de empresas de pequeno e médio porte têm muitas dúvidas se é viável para pequenos negócios implementar soluções de nuvem, que benefícios a migração para nuvem oferece e como a nuvem vai transformam os negócios?

Resumimos aqui as questões mais prementes apresentadas pelos proprietários de pequenas e médias empresas e suas respostas.

O que é exatamente nuvem?

O conceito da nuvem ainda é estranho para alguns líderes de negócios, mas é simples de explicar. Computação em nuvem basicamente é armazenar e acessar dados e programas pela Internet, e não no disco rígido do computador. Há uma variedade de modelos de serviço, entre eles Software como Serviço (SaaS), Plataforma como Serviço (PaaS), Infraestrutura como Serviço (IaaS) e Dados como Serviço (DaaS). Os dados podem ser armazenados em uma nuvem privada ou em um servidor terceiro, resultando em uma redução dos custos do investimento inicial, já que nenhum equipamento adicional é necessário para usar a nuvem.

A nuvem é um dos pilares da transformação digital das empresas, ela permitirá as empresas a crescerem e liderarem seus mercados.

Por que devo usar tecnologia em nuvem quando tenho um pequeno negócio e posso armazenar todas as informações manualmente?

O setor de pequenas e médias empresas, como muitos outros, está sempre em busca de maneiras de reduzir custos e armazenar informações com segurança. É claro que as empresas podem confiar em plataformas manuais, mais antigas, mas não tem maneira melhor de processar e armazenar informações do que usar a nuvem, com as tecnologias mais recentes e a um preço inferior.

A racionalização da retaguarda dos negócios tem a ver com simplificação, e adotar uma plataforma totalmente integrada de um provedor é a melhor maneira não apenas para armazenar dados, mas também para simplificar as práticas empresariais. Além disso, a nuvem é interativa, então está se atualizando continuamente sem que as pequenas e médias empresas tenham de pagar por grandes melhorias.

Mover seu banco de dados para a nuvem vai ajudá-lo a gerenciar o crescimento do volume de informações da nova economia digital, expandir sua infraestrutura para atender às demandas dos negócios e cumprir as exigências de manipulação segura de dados.

Quais são os benefícios de utilizar soluções de nuvem?

Os grandes sistemas de planejamento de recursos (ERP) implementados localmente nas empresas no início dos anos 2000, que agora estão se alastrando com aplicativos associados e uma complexa teia de integração, já não oferecem o suporte de que as empresas precisam hoje.

A migração para a nuvem faz sentido por várias razões. As soluções de nuvem geralmente custam menos e eliminam as despesas com hardware e problemas de gerenciamento. Para pequenas e médias empresas, as soluções de nuvem fornecem mais opções de segurança do que elas poderiam imaginar. Tornando mais fácil para os membros das equipes armazenar e acessar informações de qualquer local, a nuvem oferece mais flexibilidade e conectividade. Em outras palavras, as empresas estarão na vanguarda com sistemas que requerem menor investimento.

Ao mover sistemas de retaguarda para a nuvem, pequenas e médias empresas podem concentrar seus esforços em áreas mais críticas para os negócios, como aperfeiçoar seus produtos ou serviços, sem se preocupar com a infraestrutura. Em última análise, isso aumentará sua competitividade e promoverá inovação.

Como a migração para uma solução baseada em nuvem vai transformar meu negócio?

Ao consolidar sistemas ERP e eliminar duplicação de dados, você pode concentrar esforços na missão e no cumprimento das metas de seus negócios, quaisquer que sejam elas. A nuvem oferece a capacidade de automatizar, participar na próxima onda de automação robótica dos processos e se movimentar para onde a conversa está mais baseada na geração de valor. Com as empresas tendo mais tempo para se dedicar às tarefas estratégicas, o negócio se transforma, e os resultados serão melhores.

O limite é determinado por cada empresário – aqueles que querem seguir o padrão levarão mais tempo para adotá-la, enquanto os visionários vão transformar digitalmente suas empresas, atraindo novos clientes e aprimorando a experiência do cliente e assim conquistando mais rentabilidade.

Qual é o custo-benefício das soluções de nuvem?

As soluções de nuvem são altamente econômicas, especialmente quando se consideram os benefícios e a economia associada. De um modo geral, os sistemas de nuvem podem custar menos e ajudam a reduzir os custos associados com instalação, manutenção, hardware, atualização e suporte.

Posso aplicar a tecnologia de nuvem para meu setor específico?

A tecnologia de nuvem pode ser estratégica para o sucesso de qualquer empresa – independentemente do tamanho e do setor. Nenhum negócio deve ficar hesitante para implementar essa tecnologia, pois uma plataforma integrada beneficiará setores como os de serviços, mídia e logística da mesma forma.

A nuvem é segura para as informações do meu negócio?

Uma das principais preocupações em torno da nuvem é a segurança. No entanto, ela incorpora os protocolos e os mais altos padrões de segurança, que podem não estar necessariamente ativos quando as informações são armazenadas localmente. Além disso, a nuvem é administrada por profissionais com políticas de acesso às informações, o que pode garantir maior confiabilidade.

A nuvem é automática e constantemente atualizada com as últimas proteções de segurança disponíveis. Embora possa parecer paradoxal, a informação pode estar mais segura na nuvem do que dentro da sua empresa.

Sua empresa está pronta para fazer parte do futuro?

Carlos Sarmiento é Vice-presidente de Oracle digital da Oracle América Latina.

Notícias Relacionadas

Destaque

CDVI participa de um ciclo de palestras da FMU para alunos de Telecom e TI

No dia 13 de novembro a CDVI participou do ciclo de palestras promovida por professores e coordenadores dos cursos de…

Destaque

Evento Soluções de Segurança terá palestras técnicas e debates; inscrição gratuita

Acontece no dia 29 de novembro (quarta-feira), em São Paulo, o último encontro do ano organizado pela Revista Segurança Eletrônica….