Hospital utiliza câmeras para emergências

A maternidade da região de Guayaquil está utilizando câmeras de videovigilância para acompanhar pacientes que não conseguem se comunicar

O Hospital da Mulher Alfredo Paulson, que presta atendimento especializado em ginecologia e obstetrícia para mais de 800 mulheres por dia, garante resposta rápida a emergências através do sistema de videovigilância. Quando as câmeras mostram que alguma paciente apresentou uma reação imprevista e não consegue se comunicar com a equipe assistencial, a sala de controle aciona imediatamente os responsáveis.

No total, as 235 câmeras da fabricante sueca Axis Communications operam nos 36 mil metros quadrados do edifício de atenção especializada à mulher e maternidade, em 5 andares e na parte exterior. Assim, é possível controlar a circulação diária, inclusive nas salas de operação, UTI e laboratórios.

O recurso é especialmente útil em salas onde há câmeras e os pacientes necessitam de atendimento, mas não conseguem, por diversos motivos, comunicar suas necessidades. O sistema também funciona como ferramenta de apoio à equipe de mais de 1000 funcionários: ao surgir uma emergência, pode-se reduzir o tempo de resposta a mulheres ou recém-nascidos que requeiram prioridade.

Assim, os 553 leitos (337 para adultos e 216 para bebês), os 18 centros cirúrgicos e as 8 salas de parto se encontram absolutamente resguardadas de qualquer tipo de imprevisto.

Um dos modelos de câmera empregado é a AXIS P1354-E, câmera fixa com a tecnologia Lightfinder, que permite visualizar cores mesmo no escuro. Também foi adotado o modelo ultracompacto AXIS M3004-V, instalada em lugares que exigem discrição. O aparelho captura vídeos no Formato Corredor, com imagens em proporção 9:16.

O software utilizado é o VMS Milestone Expert 2014, empresa parceira da Axis, que permite obter todas as câmeras interconectadas e com possibilidade de escalabilidade. “Sabemos que um investimento de longo prazo em tecnologia aberta é o que nos permitirá expandir o projeto”, conta Freddy Matamoros Espinosa, Chefe de Engenharia Hospitalar do Hospital da Mulher.

Notícias Relacionadas

Destaque

Dahua Technology anuncia Regional Sales Manager para fortalecer a região Sudeste

Multinacional contrata executivo de alto escalão com mais de 20 anos de experiência em TI a fim de alcançar novas…

Destaque

Intelbras lança novos rádios profissionais de alta performance

Ampliação do portfólio visa atender as mais variadas necessidades de cenários que vão desde rádios para veículos e frotas até…

Destaque

Segurança e eficiência operacional melhorada: o sucesso da Orsegups na emissão de identificações com a tecnologia FARGO da HID

Ao longo dos últimos 51 anos, a Orsegups consolidou-se como uma empresa líder no campo da segurança eletrônica no Brasil….