Festival de música Paaspop utiliza câmeras high-end da Hikvision para realizar o monitoramento do evento

Paaspop é um festival de música com duração de três dias que ocorre em Schijndel, Países Baixos, durante o fim de semana da Páscoa. Pessoas jovens e idosas reúnem-se para desfrutar os primeiros dias da primavera e para dançar ao som de grandes artistas. O evento acontece há mais de quarenta anos e abre a temporada de festivais.

A organização do festival é uma operação homérica. Todos os anos, surge uma vila completa de tendas, que é construída e desmontada após alguns dias. Um grande número de empresas e pessoas está estritamente envolvido no Paaspop nas semanas e meses que antecedem a Páscoa e a segurança do evento é uma das principais áreas de preocupação. “Para mim, um festival é um sucesso quando as pessoas voltam às suas casas em segurança. Cansadas, mas satisfeitas,” disse Geert Goijaarts, organizador e ex-membro da equipe de gestão do Paaspop.

Para que haja um festival sem incidentes, o Paaspop utiliza as câmeras de vídeo da Hikvision. “No que se refere à segurança há tem diversas tarefas importantes. Você quer saber que tipo de pessoas estão entrando no local e deve manter os olhos atentos no humor dessas pessoas. Se algo inaceitável acontece, você pode agir rapidamente. Além disso, usamos câmeras para controlar a multidão. Nas horas de pico, o local do festival acomoda quase 25.000 visitantes e você quer evitar que todos eles vão para o mesmo local ao mesmo tempo. O uso de câmeras nos permite tomar medidas oportunas”, explicou Goijaarts.

O Paaspop comprou as câmeras da Hikvision depois de consultar Werner Van der Heijden da WH Safety. Van der Heijden aconselha o Paaspop sobre as melhores medidas de segurança do evento e instala os sistemas de segurança. “São câmeras de qualidade muito alta que permitem proteger as áreas de modo perfeito. A função de zoom é particularmente excepcional. A imagem de nossa câmera PTZ (pan/tilt/zoom) é tão nítida que podemos até mesmo contar cada centímetro de grama de uma distância de algumas centenas de metros,” explica ele.

Uma imagem nítida é essencial, pois é importante visualizar as expressões visuais das pessoas em grandes multidões e reconhecer os rostos. Elas parecem felizes, assustadas ou nervosas? Com base nisso, a segurança pode decidir intervir ou não. Ter uma boa visão noturna é igualmente importante, pois o Paaspop é um festival que dura até as primeiras horas da manhã. Dessa forma, eles também querem manter os olhos atentos no que está acontecendo em situações com pouca iluminação. As câmeras infravermelho da Hikvision oferecem excelentes recursos para isso. Mesmo na mais completa escuridão, elas ainda proporcionam uma visão clara dos visitantes.

O Paaspop utiliza mais de 40 câmeras para monitorar toda a área do festival. Os dispositivos enviam as imagens para uma sala de controle, onde dois responsáveis pela comunicação monitoram tudo atentamente. Em caso de calamidades, eles podem informar imediatamente as pessoas sobre como devem agir. Sempre que uma tenda fica muito lotada, a entrada é fechada, sendo que as pessoas somente têm autorização para entrar quando alguém sai primeiro. “As câmeras são um par extra de olhos para a segurança do festival. É difícil saber o que está acontecendo ao ficar em um canto da tenda. No entanto, da sala de controle, e usando as câmeras da Hikvision, isso não é um problema. Uma boa segurança do festival é uma interação entre as percepções da segurança sobre o local e boas imagens de câmera”, falou Van der Heijden.

O Paaspop tem diversas câmeras em uso – por exemplo, a popular câmera PanoVu 16 MP, que propicia uma visão de 360°. Esse modelo é pendurado em um mastro acima do palco principal, proporcionando uma imagem de 360 graus da multidão. A câmera também possui uma lente de zoom adicional. Isso permite que você veja a todos na entrada do palco principal. Devido a suas próprias experiências positivas, o festival quer alugar os sistemas de câmera, permitindo que outros eventos (outros festivais de música, eventos esportivos) também fiquem seguros.

Notícias Relacionadas

Vídeos

Congresso Segurança Eletrônica

Confira como foi o Congresso Segurança Eletrônica 2017  

Segurança Eletrônica

O novo codificador de rede H.264 de 16 canais da Vicon converte entradas de câmera analógica em dados de vídeo IP

A Vicon Industries apresenta um modelo de codificador de vídeo H.264 de 16 canais que converte entradas de câmeras analógicas…