Fasgold completa oito anos de atuação no mercado de segurança

Com muita luta e superação, os fundadores da Fasgold conseguiram crescer e consolidar a empresa no mercado de segurança. Nesta entrevista, o Diretor Comercial da Fasgold, Fernando Almeida, conta a trajetória da companhia e detalhes sobre como funciona o canal de vendas, política de capacitação e os novos lançamentos.

Por Fernanda Ferreira

Revista Segurança Eletrônica: A Fasgold está completando oito anos de história. Como foi a trajetória de vocês até chegar aqui?

Fernando Almeida: A Fasgold começou suas atividades em agosto de 2010 e foi fundada por mim e pelo meu amigo David Cezaretto. No início não foi muito fácil, pois as únicas coisas que tínhamos eram fé e muita força de vontade para trabalhar. O David estava de mudança para o interior de São Paulo com toda sua família, pois seu negócio de automóveis não estava dando certo, e eu estava quebrado porque tinha acabado de fechar uma distribuidora de acessórios automotivos. Como eu já tinha mais de dez anos de experiência no mercado de segurança eletrônica, eu e o David fizemos uma sociedade para atuar nesse segmento. Nós dois estávamos com o “nome sujo”, e mesmo assim o David recorreu ao banco para tentar um empréstimo e, para a nossa surpresa, a gerente liberou alguns empréstimos, totalizando o valor de R$120.000,00.

Nossa primeira sede foi no meu quarto, na casa dos meus pais, e nosso estoque era em cima da laje dessa casa. Meu pai, o Sr. Josias, foi nosso primeiro funcionário e ficava o dia inteiro embalando e montando mini câmeras. Depois de aproximadamente seis meses, contratamos nosso primeiro vendedor, que na época tinha saído de uma outra empresa importadora e acreditou em nosso projeto. Como ele não era uma pessoa conhecida, e não fazia parte da família, tivemos que alugar uma sala de 5×5 m² para nos acomodarmos. Ficamos nessa sala por cerca de um ano e meio, sempre trabalhando com total honestidade. Dessa forma fomos crescendo e com isso a equipe também foi aumentando, até que faltou espaço nessa sala e tivemos que ir para um local maior. Fomos para uma casa e conseguimos acomodar a todos. Nessa casa ficamos por aproximadamente três anos, e nesse período focamos em construir nossa sede própria onde estamos até hoje.

Temos como pilar na Fasgold a fé, honestidade, relacionamento e capacitação, e com essa essência, fomos crescendo e alicerçando todas as partes da companhia. Por ser uma empresa presidida por jovens – começamos o negócio com 27 anos – a Fasgold sempre esteve muito atenta ao mercado. Em julho de 2015 deixamos de importar câmeras e começamos a importar fontes e acessórios, na época era um mercado com muita necessidade de produto com qualidade e confiabilidade. Hoje, completamos oito anos de história, tendo orgulho de sermos uma empresa que trabalha com capital próprio e sede própria, com base de negócios na China e Estados Unidos, e com um portfólio com mais de 150 produtos.

Revista Segurança Eletrônica: Quais foram os principais desafios que enfrentaram nesse período?

Fernando Almeida: Além do psicológico e do medo de não dar certo, tínhamos o desafio de provar a qualidade e confiança do nosso produto. Hoje sentimos um pouco menos a pressão desses desafios pois, graças a Deus e aos nossos parceiros distribuidores, estamos provando dia a dia a qualidade das nossas soluções.

Revista Segurança Eletrônica: Como funciona o canal de vendas da Fasgold?

Fernando Almeida: Vendemos somente para distribuidores no território nacional, onde temos uma política comercial bem definida com benefícios e ações comerciais para os distribuidores e seus clientes. Temos orgulho em sermos a primeira empresa no Brasil, do segmento de Fontes e Acessórios para Segurança Eletrônica, a ter essa política. Como uma parte da nossa base é o relacionamento, estamos sempre atentos às necessidades dos nossos parceiros distribuidores. Sendo assim, nossos promotores, key account, representantes, técnicos, gerentes e diretores realizam visitas periódicas aos nossos clientes.

Revista Segurança Eletrônica: Vocês contam com alguma política de formação, como treinamento e capacitação dos seus clientes?

Fernando Almeida: Como parte da nossa política comercial é a capacitação e treinamento de nossos parceiros e seus clientes, temos realizado muitos treinamentos e apresentações pelo Brasil, juntamente com nossos distribuidores, por meio de Road Show e Congressos.

Revista Segurança Eletrônica: Como funciona o suporte da FasGold?

Fernando Almeida: Temos um suporte ágil e prático. Trabalhamos com troca expressa, através dos nossos distribuidores, os quais têm autorização para fazer a troca por um produto novo se o mesmo apresentar defeito de fábrica, dentro da garantia que temos de 18 meses. Vale destacar que somos a única do mercado com esse diferencial (para aqueles que aderem a política comercial).

Revista Segurança Eletrônica: O que destacaria como o grande diferencial de vocês?

Fernando Almeida: Em primeiro lugar, sem dúvida, é a benção e a direção de Deus. Depois, temos muitos pontos fortes, entre eles: o relacionamento, a flexibilidade, a agilidade e a honestidade. Trabalhamos muito focados e próximos aos nossos parceiros distribuidores, sempre ouvindo e atendendo às suas necessidades.

Revista Segurança Eletrônica: A FasGold tem a intenção de expandir o seu portfólio?

Fernando Almeida: Sim, sempre temos essa intenção. Como temos uma base de negócios na China e Estados Unidos, conseguimos estar sempre à frente nas tendências do mercado. Esse ano já aumentamos nosso portfólio em mais de 15 itens.

Revista Segurança Eletrônica: Quais são os planos em relação a expansão da marca e novidades em equipamentos para 2018?

Fernando Almeida: Nesse mês de aniversário temos muitas novidades, uma delas é que tivemos a ousadia de remodelar nossas fontes, deixando sua qualidade ainda melhor, com novas tecnologias. Entre elas podemos citar: o Smart Chip, sistema exclusivo e patenteado pela Fasgold, que impede a fonte de estourar, se ligada em uma voltagem maior que 12v e o Duplo PSI, que tira a interferência e deixa uma instalação mais segura, com duplo protetor de surto. Também chegaram nossas Fontes POE, com a qualidade e confiança que temos em tudo que fazemos. Além disso, demos uma roupagem nova para as embalagens.

Quanto a expansão da marca, nesse ano de 2018 separamos uma boa verba de marketing para expandir a marca no mercado, através de eventos com nossos distribuidores e propagandas em veículos direcionados para o setor de segurança. Estamos trabalhando com uma agência de marketing digital que, diariamente, mantém nossa marca sempre em evidência. Com nossos parceiros distribuidores temos feitos trabalhos para aumentar seu potencial e marca. Para 2019 já temos várias estratégias definidas.

Revista Segurança Eletrônica: Que mensagem final gostaria de deixar para os nossos leitores?

Fernando Almeida: Queremos agradecer a toda equipe Fasgold, pois aqui nós somos uma família. Hoje contamos com mais de 25 profissionais qualificados e dedicados, que trabalham direta e indiretamente para manter a Fasgold no mercado. Eles fazem parte do alicerce que sustenta a Fasgold. A todos os nossos parceiros distribuidores, por todo Brasil, que nos apoiam e sempre nos dão a diretriz para alcançarmos o sucesso. E a vocês, instaladores, empresas de monitoramento, revendas, profissionais liberais, que confiam em nossos produtos, acreditamos que vocês são as vozes ativas dentro do nosso negócio. Muito obrigado.

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