Empresa constrói roupas inteligentes para monitorar pacientes com demência

A empresa de tecido inteligente Xenoma está procurando maneiras de integrar sua tecnologia em nossas vidas, especificamente em cenários médicos. A empresa japonesa está exibindo um conjunto de pijamas inteligentes com foco específico em monitorar pacientes com demência. A ideia é que, ao invés de limitar as pessoas aos quartos do hospital ou mantê-los sob observação, a roupa pode fazer o trabalho automaticamente. A roupa está sendo apresentada na CES, em Las Vegas, maior feira do mundo de tecnologia.

Incorporado tanto na camisa quanto nas calças, os sensores do tecido são personalizados para capturar entradas específicas adaptadas a cada item de roupa. Os circuitos que percorrem os quadris e as pernas são projetados para detectar o movimento, para que os profissionais saibam quando o usuário está se movendo. A tecnologia na camisa, entretanto, é projetada para monitorar sinais vitais, como a respiração, enquanto um par adicional de portas no esterno pode ser conectado a um ECG, caso seja necessário.

Uma das inovações mais interessantes são os próprios sensores do tecido, que não requerem contato com gel ou líquido para manter a condutividade com a pele. Ainda mais importante, a empresa afirma que o tecido pode ser lavado mais de 100 vezes antes de mostrar sinais de desgaste, tornando-o tão resistente quanto o que é usado em roupas comuns.

Na parte superior do peito há um disco de plástico Iron Man que contém a bateria, a unidade Bluetooth LE e um acelerômetro e giroscópio. O dispositivo de duas polegadas de diâmetro deve durar até oito horas em uma carga, embora ele precise correr por muito mais tempo do que isso em cenários clínicos.

A empresa espera que o hardware esteja pronto para uso médico até 2020, momento em que o custo por vestuário será inferior a US$ 100.

Notícias Relacionadas

Em Foco

Em Foco com Segware: Tecnologia e inovação no DNA

Com a chegada de novos sócios, a Segware planeja expandir e internacionalizar a marca para países como Estados Unidos e…

Segurança Eletrônica

ISC Brasil apresenta soluções de segurança e monitoramento por câmeras baseadas em inteligência artificial

Imagens em alta definição, vigilância de vídeo por meio de inteligência artificial, monitoramento de imagens ao vivo com sensor de…

Artigos

Você é gestor, mas conhece a fundo seu negócio?

Por Marcelo Teixeira O gestor sempre conhece o seu negócio. Parece óbvio, não é? Nem sempre. Para muitas empresas –…