Cidade da Guatemala é reconhecida como uma Cidade Segura; conheça o projeto de segurança

Las Ramblas, localizada na cidade de Cayalá, na Guatemala, foi oficialmente reconhecida como uma “Cidade Segura” após reformar todo seu sistema de segurança.

O software de gerenciamento de vídeo IP da Milestone foi o escolhido para manter uma vigilância contínua sobre os projetos da cidade. As câmeras de vídeo de rede da Axis Communications também são usadas, algumas com análise de vídeo de detecção de cruzamento. Os servidores EMC Isilon fornecem o armazenamento de dados.

A arquitetura da plataforma aberta do software Milestone é compatível com o equipamento de segurança instalado anteriormente, que unifica a interface entre diferentes marcas, além de oferecer capacidades maiores em seus servidores, otimizando recursos. A solução combinada torna o processo de obtenção de informação valiosa e a prevenção de incidentes mais eficientes.

Altamente classificada como uma cidade imaculada, o município de Cayalá apresenta impressionantes edifícios coloniais, amplas áreas de pedestres, vias verdes e – o mais importante – uma sensação de segurança em suas ruas. Projetado pelo urbanista Leon Krier, Cayalá está localizado na capital da Guatemala. Seu objetivo era criar uma cidade virtualmente independente dentro da capital, longe do crime e dos problemas conhecidos que a afetam.

As primeiras áreas residenciais que foram construídas destacaram-se devido às suas paredes brancas, mas esse modelo de cidade fechada levou a algumas críticas relacionadas à divisão de classes e ao isolamento da classe alta guatemalteca. Assim, a comunidade residencial da cidade, Las Ramblas, foi criada como uma zona aberta que faz parte da área comercial e dos escritórios de Cayalá. Las Ramblas e as futuras fases residenciais do projeto, não têm paredes, mas sim áreas abertas e conectadas.

Tecnologia, infraestrutura e pessoas

Em Cayalá existem mais de 1.500 residências, 400 escritórios e  50 lofts. A área envolve mais de 20 mil visitantes por dia. Assim, um dos objetivos claros e principais era oferecer um ambiente seguro para visitantes e residentes. Como resultado, Cayalá assumiu a ideia de ser uma “Cidade Segura” desde o início.

“Para realizar um desafio de tal magnitude, a cidade selecionou o software Milestone Systems XProtect Expert como sua plataforma tecnológica. Trabalhando em conjunto com recursos humanos e processos, o software fornece a informação necessária para agir e prevenir incidentes de segurança”, disse Luis Pedro Rodas, gerente comercial da Revolution Technologies REVTEC, S.A., empresa que trabalhou com Cayalá para encontrar uma solução de segurança.

Todas as câmeras Axis estão conectadas à plataforma de gerenciamento de vídeo Milestone, que interliga três centros de vigilância. Para armazenamento de vídeo, Cayalá usa EMC Isilon, que possui até 30 dias de filmagem.

“Este projeto de segurança permitiu restaurar a confiança, a paz e a qualidade de vida perdidas em outras cidades do país”, contou Héctor Leal, engenheiro e gerente geral de Cayalá.

Com um investimento de mais de 2 milhões de dólares em tecnologia, Cayalá conseguiu apresentar o conceito de “Cidade Segura”. As rotas de seus residentes e visitantes são monitoradas graças a uma combinação de mais de 120 elementos fornecidos por recursos humanos, processos e tecnologias, que juntos permitem obter informações, agir e prevenir violações de segurança.

Notícias Relacionadas

Em Foco

Em Foco com Segware: Tecnologia e inovação no DNA

Com a chegada de novos sócios, a Segware planeja expandir e internacionalizar a marca para países como Estados Unidos e…

Segurança Eletrônica

ISC Brasil apresenta soluções de segurança e monitoramento por câmeras baseadas em inteligência artificial

Imagens em alta definição, vigilância de vídeo por meio de inteligência artificial, monitoramento de imagens ao vivo com sensor de…

Artigos

Você é gestor, mas conhece a fundo seu negócio?

Por Marcelo Teixeira O gestor sempre conhece o seu negócio. Parece óbvio, não é? Nem sempre. Para muitas empresas –…