Centro logístico da Espanha equipa armazém com tecnologia de vídeo IP, soluções de videovigilância e sistema de controle e rastreamento de encomendas

A empresa de logística NACEX instalou em sua base de 7.300m² localizada em Barcelona, na Espanha, um sistema inteligente de visão artificial, que registra todo o processo de triagem da encomenda com uma solução de CFTV que garante o rastreamento dos pacotes que circulam no ambiente. As instalações são constituídas por um armazém com capacidade para até quatro mil paletes e docas para 40 vans e 20 caminhões.

O sistema de vigilância por vídeo consiste em mais de 50 câmeras bullet SCATI EYE de 3Mpx. Essas câmeras possuem 120dB de WDR (Wide Dynamic Range), recurso capaz de gerenciar luz de fundo e mudanças abruptas de luminosidade na cena, como quando os portões exteriores são abertos para a entrada e saída das encomendas. O WDR é essencial para visualizar a imagem com grande clareza e até mesmo permite ver a placa do veículo que coleta cada uma das mercadorias, mesmo com alto índice de claridade no ambiente externo.

As câmeras são gerenciadas a partir de duas plataformas de gravação da linha ENTERPRISE da SCATI, especificamente projetada para grandes instalações multisite, como armazém logístico. Esses gravadores de vídeo gerenciam câmeras de até 32Mpx por estação e estão equipados com armazenamento RAID6 até 32TB.

A gestão de câmeras e equipamentos é feita remotamente a partir da sede da NACEX em Coslada, Madrid. Graças as aplicações para o centro de controle SCATI, a NACEX pode exibir imagens em tempo real e vídeos gravados, exportar vídeos, receber e gerenciar eventos e alarmes por grupos e agendamentos, configurar remotamente gravadores, monitorar matrizes de vídeo e gerenciar planos.

O sistema CCTV se completa com a instalação de um sistema de videowall composto por 4 monitores que permitem a visualização em tempo real de até 36 câmeras simultâneas, garantindo a segurança da instalação em todos os momentos. O projeto oferece um sistema de vídeo monitoramento que se adapta às necessidades de segurança da empresa, e fornece uma solução personalizada integrada ao sistema de gerenciamento de armazéns, garantindo a rastreabilidade de cada encomenda.

A SCATI PARCEL é a solução de rastreamento de encomendas em sistemas automáticos de classificação. Com esta ferramenta, o centro pode realizar um controle na rota dos pacotes, desde a introdução nos indexadores, até o processamento e entrega de pacotes na rampa de saída correspondente. Todas as informações processadas são armazenadas em um banco de dados que inclui tanto os dados relativos ao número de envio, nota de entrega e peso, como os instantes temporários da embalagem com os quais o rastreamento de cada pacote é assegurado.

Com essa solução, a NACEX pode acompanhar a mercadoria com imagens de alta definição, associando o vídeo a processos de logística, como seleção, triagem, entradas e saídas e evidencia uma possível queixa do cliente. A solução também conta com um sistema de LPR (License Plate Recognition), de leitura de placas de veículos.

Benefícios do sistema de segurança

A implementação das soluções garante a segurança dos trabalhadores e aumenta o controle e o monitoramento dos processos industriais. Isso também significa uma resolução rápida e eficiente de reivindicações e uma melhoria da imagem tecnológica transmitida pela NACEX para seus clientes e funcionários.

Com essas ferramentas, a empresa de encomendas, que movimenta em suas instalações mais de oito mil pacotes por hora, é capaz de enfrentar um ambiente complexo evitando perdas e possíveis roubos.

Com a integração e sincronização do sistema de vídeo com o subsistema de gerenciamento de pacotes, uma associação de vídeo pode ser feita para todo o trajeto da encomenda, além de procurar pacotes personalizados por número de ordem, destino, etc. através da aplicação web.

Os centros de logística também conseguem um duplo objetivo: por um lado, ter um sistema de segurança que gera uma poderosa barreira contra o crime e, se ocorrer, fácil acesso às imagens gravadas associadas à mercadoria. Por outro lado, desfruta de uma ferramenta muito útil para o departamento de operações, orientada para controle de processos e gerenciamento de reivindicações.

Notícias Relacionadas

Destaque

CDVI participa de um ciclo de palestras da FMU para alunos de Telecom e TI

No dia 13 de novembro a CDVI participou do ciclo de palestras promovida por professores e coordenadores dos cursos de…

Destaque

Evento Soluções de Segurança terá palestras técnicas e debates; inscrição gratuita

Acontece no dia 29 de novembro (quarta-feira), em São Paulo, o último encontro do ano organizado pela Revista Segurança Eletrônica….