Campinas testa câmera de reconhecimento facial como a que flagrou procurado no carnaval

A cidade de Campinas (SP) está realizando testes com câmeras de reconhecimento facial parecidas com o que identificaram, em pleno carnaval de Salvador (BA), um homem procurado por homicídio e que estava fantasiado como mulher. Implantado no Terminal Central e em instalação na rodoviária e no centro da cidade, o sistema segue em avaliação até junho, e irá reforçar a vigilância eletrônica na metrópole.

O reconhecimento facial ganhou destaque nesta semana após Marcos Vinicius de Jesus Neri, de 19 anos, ser preso na terça (5) de carnaval com a ajuda da câmera inteligente. O jovem estava foragido desde julho do ano passado.

Para funcionar, o sistema precisa de um banco de dados com rostos cadastrados. O avanço da tecnologia, no entanto, permite que a identificação ocorra até mesmo com fotos disponíveis nas redes sociais.

“Reconhecimento facial não é uma coisa nova, a gente já vê isso há muito tempo. Mas agora a tecnologia tem demonstrado que o reconhecimento facial tem sido muito preciso, ao ponto de você conseguir pegar uma pessoa 10 anos depois, com barba, com óculos, com chapéu, e ainda assim ele consegue fazer o reconhecimento”, destacou Luiz Augusto Baggio, secretário municipal de Segurança Pública.

Segundo Baggio, o aprimoramento da tecnologia aumenta a confiança na informação, já que o programa será usado na segurança pública. Assim que identifica uma pessoa cadastrada, o sistema ainda aponta o índice de precisão, que na maioria dos casos supera os 90%.

O próximo passo da implantação em Campinas é o desenvolvimento de um aplicativo que possa dar um alarme quando pessoas procuradas pela Justiça ou desaparecidas são localizadas, e que permita uma integração e acionamento de equipes nas ruas.

“Legal. Nós estamos precisando de muita segurança, porque os bandidos estão soltos e nós estamos presos. Cada lugar que tiver uma câmera dessas, vai ser muito bom”, afirmou a faxineira Roseli Sousa.

Notícias Relacionadas

Destaque

Cidades inteligentes: evento no DF mostra uso da tecnologia na segurança pública

Reconhecimento facial nas ruas, mapa online da violência urbana e inteligência artificial para reinserção de presos no mercado de trabalho….

Destaque

Traficantes monitoram polícia através de câmeras

Traficantes do Complexo da Serrinha, em Madureira, na Zona Norte do Rio de Janeiro, instalaram um sistema de câmeras de…

Destaque

Metrô usará drone para monitorar trilhos em Salvador

A concessionária CCR Metrô Bahia começou utilizar, desde o ano passado, um drone que sobrevoa os 33 km de malha…