Assistente virtual Amazon Echo poderá ser uma ferramenta de denúncia de crime

A polícia anunciou que em breve os moradores do condado de Lancashire, na Inglaterra, poderão denunciar crimes através do alto-falante inteligente, que está equipado com o assistente digital de voz Alexa. Os policiais também enviarão boletins diários de crime às casas das pessoas.

Dessa forma, será possível compartilhar informações sobre pessoas desaparecidas, suspeitos procurados na área e o número de oficiais de plantão. Os próprios policiais podem ser encaminhados para as casas com atualizações sobre registros diários de crime ou incidentes.

“Se pudermos reduzir a demanda em nossos call centers através do uso de reconhecimento de voz ou tecnologia habilitada para voz e realmente dar à comunidade a informação que elas precisam sem que necessitem ligar, então isso será enorme”, afirmou Rob Flanagan, lider da polícia do condado de Lancashire, na Inglaterra.

No entanto, os oficiais terão de abordar as preocupações de privacidade sobre reportar crimes anonimamente, dado que os relatórios de crimes seriam armazenados em servidores da Amazon.

Como a Apple, a Amazon tem formas de não cooperar com as investigações policiais. Em janeiro de 2017, o gigante do varejo se recusou a compartilhar informações armazenadas em seus servidores solicitados como parte de uma investigação de assassinato da Polícia do Arizona.

A polícia não é o único serviço público ou organização que vê a Inteligência Artificial como forma de manter a qualidade do serviço em face de cortes no financiamento. A organização governamental Enfield Council, por exemplo, está usando o agente cognitivo virtual da IPsoft, Amelia, para orientar os residentes através do processo complexo de permissão de planejamento local.

Notícias Relacionadas

Em Foco

Em Foco com Segware: Tecnologia e inovação no DNA

Com a chegada de novos sócios, a Segware planeja expandir e internacionalizar a marca para países como Estados Unidos e…

Segurança Eletrônica

ISC Brasil apresenta soluções de segurança e monitoramento por câmeras baseadas em inteligência artificial

Imagens em alta definição, vigilância de vídeo por meio de inteligência artificial, monitoramento de imagens ao vivo com sensor de…

Artigos

Você é gestor, mas conhece a fundo seu negócio?

Por Marcelo Teixeira O gestor sempre conhece o seu negócio. Parece óbvio, não é? Nem sempre. Para muitas empresas –…