As inovações no mercado de segurança eletrônica

Por Claudio Gaspari

Dia após dia a tecnologia vem tomando mais espaço em nossas vidas e mudado nossos hábitos. Ela vem contribuindo com melhorias significativas e, claro, tornando assim nossa vida muito mais prática. Por outro lado, a criatividade e o preparo dos criminosos também têm crescido ao longo dos anos.

E para combater a essa criminalidade, muitos investimentos em segurança vêm sendo realizados. E quais as últimas inovações desenvolvidas pelo setor de segurança eletrônica?

Abaixo listamos alguns produtos que são as novidades do mercado:

1. CFTV IP com Software analítico

A tecnologia de segurança eletrônica denominada IP promete simplificar bastante a forma como os sistemas de monitoramento realizam as suas atividades. Para se ter uma ideia, uma câmera com tecnologia IP chega a substituir até cinco câmeras analógicas em um único ambiente, superando-as em qualidade de imagem e exigindo menos recursos para monitorá-las.

Os modernos sistemas pautados em tecnologia IP podem integrar sensores de movimentos às câmeras, gravando imagens somente ao detectar algo que esteja se movendo em seu campo de visão, o que poupa espaço de armazenamento de dados e otimiza o tempo de vida útil dos equipamentos.

Além disso, poderosos e cada vez mais acessíveis softwares de monitoramento de imagens analíticos substituem mão de obra de monitoramento nas centrais das empresas, empregando algoritmos capazes de identificar, avaliar, e classificar uma situação anômala automaticamente, sem a interferência de um operador humano podendo inclusive, dar início a medidas preventivas e contramedidas ofensivas para correção do problema.

2. Fechaduras inteligentes

O acesso digital será o futuro. As empresas do setor estão focadas em oferecer soluções tecnológicas, para otimizar os sistemas de acesso inteligentes. São os sensores biométricos, leitura facial, leitura de íris, entre outras tecnologias biometricas que substituirão os chaveiros e fechaduras comuns, ou seja, se tornarão fechaduras muito mais inteligentes e confiáveis.

O sistema consiste em permitir que o acesso a uma porta só seja liberado após a checagem de uma ou mais identidade biometricas, como por exemplo a digital mais a leitura de íris que comparam os dados capturados com os dados cadastrados, previamente, em um banco de dados e liberam a fechadura automaticamente.

Além do aumento da segurança, esses sistemas podem ser integrados com os sistemas de automação que, ao identificar a entrada de determinado usuário do espaço (um escritório, um laboratório ou até mesmo uma residência) ajusta a iluminação, temperatura, liga computadores, eletroeletrônicos, aumentando assim também o nível de conforto do ambiente.

3. Sistema inteligente de reconhecimento de placas OCR

O sistema inteligente de reconhecimento de placas OCR, sem dúvida, é uma das grandes inovações em segurança eletrônica e muito eficiente no monitoramento de veículos, cargas, embalagens entre outros.

Essa tecnologia é capaz, por exemplo, de reconhecer placas de carro cadastradas em banco de dados da polícia. Caso a placa esteja vinculada a alguma atividade criminosa, o sistema emite um alerta. Sistemas desse tipo instalados em viaturas de ronda, por exemplo, aumentam enormemente o nível de acerto nas abordagens policiais, contribuindo inclusive para aumentar a segurança dos próprios agentes policiais que efetuarão a abordagem sabendo que se trata de um veículo roubado e, possivelmente, conduzido por um ou mais marginais.

4. Portaria virtual

A portaria virtual trouxe uma grande economia, principalmente para os condomínios residenciais pois, além de reduzir o custo com a contratação de porteiros e vigilantes, diminui também o nível de ocorrências, uma vez que não havendo exposição do porteiro ou vigilante ao risco de uma abordagem criminosa que o force a permitir a entrada, os invasores têm menos recursos à sua disposição para forçar sua entrada nesses condomínios.

Claudio Gaspari é diretor-presidente da Veotex e especialista em segurança.

Notícias Relacionadas

Segurança Eletrônica

Giga apresenta linha de acessórios completa para CFTV

No último ano, a Giga Security iniciou sua entrada no mercado de acessórios de CFTV e para sistemas de segurança…

Destaque

Telcabos fecha parceria com a Motorola Security para distribuição de produtos de CFTV

A Motorola Security, empresa do grupo Motorola que está presente no mercado há mais de 90 anos, fechou uma parceria…

Em Foco

Em Foco com Papo Segurança: Aprendendo sobre segurança eletrônica no Youtube

“Seja bem-vindo ao canal Papo Segurança, a aula de hoje será sobre…”. É com essa frase introdutória que o consultor…