Arteris investe em inovação para reforçar segurança em praças de pedágio da BR-116

Companhia tornou fiscalização nos pedágios mais eficiente com moderno sistema de monitoramento, automatização e inovação nos processos. Mais de 200 câmeras “inteligentes” vigiam as cabines 24 horas por dia na rodovia.

Por Fernanda Ferreira

A Arteris é uma das maiores companhias do setor de concessões de rodovias do Brasil, com mais de 3.400 quilômetros administrados. Por meio de suas concessionárias, a companhia administra rodovias em cinco Estados e é responsável pela operação de cinco concessionárias federais e quatro estaduais. Um cenário tão extenso e complexo como esse exige um projeto de segurança bem desenvolvido para garantir a segurança de todos.

Na Arteris Planalto Sul, BR-116 em Curitiba, a Arteris conta com cinco praças de pedágio distribuídas ao longo de 413 quilômetros. Cerca de um milhão de veículos passam pelas 52 cabines por mês. Foi justamente pensando em aperfeiçoar as condições de segurança dos seus colaboradores e usuários e na padronização dos processos que a Arteris investiu na automação de todo o seu sistema de segurança.

Com um projeto pioneiro em rodovias federais, a Arteris criou o Centro de Controle de Arrecadação Remoto (CCA Remoto), pelo qual a empresa gerencia e monitora à distância tudo o que acontece nas cinco praças de pedágio.

“Hoje eu consigo acionar o gerador, controlar a iluminação externa, abrir portas, tudo remotamente em praças a quase 300 quilômetros da nossa sede administrativa”, explicou Douglas Silva, coordenador de arrecadação da Arteris Planalto Sul. “O sistema automatizado trouxe mais segurança e padronização dos procedimentos da arrecadação”, completou.

Para viabilizar o projeto foi necessária uma parceria com a empresa integradora Lasetronik e o sistema Digifort, que implementaram o software inteligente de monitoramento. “Sempre que ocorre um comportamento fora do programado a central é avisada por um pop-up. Dessa forma o operador pode tomar uma ação imediata, como utilizar a câmera para dar zoom na cena, abrir o áudio e verificar, por exemplo, porque uma porta está aberta por muito tempo”, explicou Ricardo Tessmann, gerente técnico da Lasetronik.

O projeto piloto ficou ativo por cerca de seis meses. Depois desse período houve aprovação para implementar o projeto de forma definitiva. Foi realizada então a revitalização de todo o sistema de CFTV das praças de pedágio, com a substituição das antigas câmeras analógicas por 200 câmeras, sendo duas com abrangência de 360 graus, por praça de pedágio, as quais podem ser gerenciadas remotamente.

Também foi implantado um sistema de controle de acesso com 21 leitores biométricos, que controlam a entrada nas praças e tesouraria, cinco alarmes de incêndio, alarme perimetral, além da automatização de portas, termostatos em racks de TI, automação da iluminação, geradores e ar-condicionado.

Todo o complexo é monitorado 24 horas por dia em tempo real e a central de controle possui comunicação direta com todas as cabines. Assim, se uma pessoa se aproximar da praça de pedágio, é possível identificar e acionar os recursos necessários para não expor usuários e colaboradores a riscos.

“O projeto foi desenvolvido pela equipe de tecnologia da Arteris Planalto Sul, utilizamos tecnologia de ponta, com as boas práticas de mercado para gerenciamento à distância, automação de equipamentos, comunicação integrada e monitoramento remoto”, destacou Diogo Giese, coordenador de sistemas da concessionária.

Além disso, as imagens (em tempo real ou gravadas) podem ser disponibilizadas para a Polícia Rodoviária Federal para fiscalizações ou investigações, o que representa outra relevante evolução nas condições de segurança da rodovia.

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