3 critérios para considerar ao comprar armazenamento para sistemas de vídeo empresariais

Quando você precisar fornecer provas de um incidente ou utilizar suas gravações para fins de vídeo analítico, a última coisa que você espera encontrar é uma mensagem de erro do sub-sistema de armazenamento. O armazenamento não é apenas uma questão de capacidade, também é uma questão de qualidade e de projeto.

As soluções de vigilância por vídeo de classe “Enterprise” com funções sofisticadas e inteligentes, tais como a detecção de movimento, acesso as gravações em tempo real e alertas instantâneos em caso de eventos extraordinários, exigem sistemas de armazenamento que satisfaçam as mais altas exigências, pois as soluções empresariais e de segurança baseadas em vídeo, estão se tornando cada vez mais essenciais em nosso mundo.

Keven Marier, diretor de desenvolvimento comercial para grandes contas da Milestone, esclarece um dos mais importantes componentes de uma solução de vigilância por vídeo: o armazenamento das gravações de vídeo e como garantir que estarão disponíveis e aptos para uso.

Não se deve utilizar qualquer tipo de disco

Os dados de vigilância por vídeo são diferentes de outros tipos de dados empresariais, pois são transmitidos em tempo real e são armazenados em paralelo em múltiplos fluxos de vídeo.

Para contextualizar a dimensão desta questão, considere uma instalação de segurança com 700 câmeras, onde as gravações de vídeo devam ser mantidas por lei, durante três meses. O sistema poderá gerar facilmente 6 terabytes de gravações de vídeo por dia, o que totalizaria 550 terabytes de dados de vídeo durante um período de três meses.

“Armazenar gravações de vídeo é muito diferente de armazenar dados em um sistema de planejamento e gestão empresarial (ERP)”, explicou Keven Marier. “Não se deve simplesmente reunir alguns discos e colocá-los em um gabinete. Isto é devido ao fato de que o vídeo de todas as câmeras deve ser escrito ao mesmo tempo. Os arquivos de vídeo são essenciais para a empresa e uma falha no armazenamento pode ocasionar a perda de evidências importantes. O sistema de armazenamento para um software de gerenciamento de vídeo (VMS) deve ser projetado considerando todas estas questões”.

Avalie os requisitos para o armazenamento

Keven Marier complementa: “Trabalhamos com os melhores fornecedores de armazenamento do mundo, incluindo IBM e Western Digital: quando se trata de armazenar vídeo não deves haver compromissos. A razão primordial para armazenar as gravações é poder recuperá-las de forma simples, rápida e em um formato que seja fácil de usar. Obviamente, o custo é um fator significativo que também irá influenciar o tipo de solução implementada”.

Entenda como a mudança de função da vigilância por vídeo afetará as necessidades de armazenamento

Houve uma época onde a vigilância estava destinada apenas para a segurança. Atualmente, cada vez mais organizações utilizam as gravações para fins de marketing. Isto, aliado com a Internet das Coisas (IoT), significa que é fundamental que as soluções de armazenamento sejam rentáveis, eficientes, disponíveis e entregues nos locais adequados.

Há um grande número de soluções de armazenamento no mercado. Antes de efetuar sua escolha, é importante entender a natureza do sistema de vigilância, a escala dos dados produzidos, e como e porque estes deverão ser recuperados.

Considere que tipo de câmeras estarão em uso. As câmeras serão analógicas ou IP? Quantas câmeras serão utilizadas? Existe a possibilidade de expansão na quantidade de câmeras? Qual a finalidade do vídeo que está sendo gravado? Em termos de qualidade, o fluxo de alta resolução estará destinado para ser usado como prova? As gravações serão continuas ou à partir de detecção de movimento?

Quanto maior a resolução das gravações e com mais gravações capturadas, mais rapidamente se esgotará a capacidade de armazenamento. Existem formas de superar estas limitações, incluindo a taxa de compressão e as configurações para “sobrescrever” sobre as gravações mais antigas quando a solução de armazenamento tiver atingido a sua capacidade máxima.

Todavia, estas duas técnicas implicam compromissos inevitáveis, pois você corre o risco de terminar com uma qualidade mais baixa, com gravações inadmissíveis ou sem nenhuma gravação.

Giovanni Ferraz, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da Milestone Systems, Inc. para Brasil. 

Notícias Relacionadas

Destaque

CDVI participa de um ciclo de palestras da FMU para alunos de Telecom e TI

No dia 13 de novembro a CDVI participou do ciclo de palestras promovida por professores e coordenadores dos cursos de…

Destaque

Evento Soluções de Segurança terá palestras técnicas e debates; inscrição gratuita

Acontece no dia 29 de novembro (quarta-feira), em São Paulo, o último encontro do ano organizado pela Revista Segurança Eletrônica….